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Saúde Mental para Todos

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Sab | 23.05.20

Como obter uma boa noite de sono durante a pandemia

O sono é essencial ao nosso bem-estar

Mariana Duarte Mangas

Á medida que tentarmos lidar com a pandemia da covid-19, é importante priorizarmos o nosso sono e a nossa saúde.

Se a preocupação com a covid-19 nos impede de adormecer ou nos mantém acordados durante a noite, há algumas coisas que podemos fazer para reduzir a preocupação e melhorar o sono:

- Mantenha uma rotina diária, levante-se e deite-se sempre à mesma hora. Depois de acordar, troque o pijama por roupa confortável.

- Reserve a cama para o sono e mantenha um ambiente tranquilo no quarto, mais, se está em teletrabalho crie uma separação entre o quarto e a área de trabalho.

- Não abuse das sestas, durma no máximo 30 minutos, de preferência antes das 16h. Se tiver insónia, evite-as.

- Faça exercício físico, ao ar livre, evitando áreas muito movimentadas, ou em casa, de preferência de manhã e nunca antes de se deitar.

- Exponha-se á luz solar de manhã, à janela, à varanda ou passeando em áreas pouco movimentadas.

- Não leve problemas para a cama, não se exponha a notícias relacionadas com a Covid-19 antes de se deitar.

- Diminua a exposição a fontes de luz azul (TV, telemóveis e tablets) antes de ir dormir.

- Finalmente, se dormir for impossível, saia da cama. Preocupar-se com o sono agrava o problema; portanto, tente-se distrair e só volte para a cama quando estiver pronto para dormir. Não tente forçar o sono. Simplesmente relaxe e o sono chegará.


Lembre-se, não há saúde sem saúde mental.

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