Saude Mental, Doenca Mental, COVID19

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Saúde Mental para Todos

Educação para a Saúde Mental

Saúde Mental para Todos

Educação para a Saúde Mental

Sex | 15.05.20

Dia da Familia

Mariana Duarte Mangas

Hoje comemora-se o Dia Internacional da Familia. 

Todas as familias são diferentes. Mas todas desempenham um papel fundamental na nossa saúde mental e no nosso bem-estar. Um bom relacionamento familiar pode nos fazer sentir seguros e amados e proporcionar um sentimento de pertença.

 A familia quer-se grande: a mãe que cuida, o pai presente, a avó que é mãe, os irmãos, a professora que nos ensinou a ler, a vizinha que nos oferece laranjas do quintal, o senhor do café que nos oferece rebuçados, o amigo que está sempre disponível para nos ouvir. Pode ter duas mães ou dois pais ou só um deles. Na familia cabem todos que, mesmo não sendo de sangue, cuidam! 

A familia ter várias formas: são manhãs de domingo na cama dos pais. São festas da mãe na barriga quando há cólicas. São todos à mesa na casa dos avós. São sorrisos. É a avó guardar bolinhos de bacalhau para nós. São piqueniques no olival. São mergulhos no rio. É a mãe contar histórias para comermos tudo. É dizer que vai correr tudo bem mesmo que não pareça. É estar sempre presente. É arranjarem-nos a laranja ao pequeno almoço. É o pai ir andar connosco de bicicleta mesmo não lhe apetecendo. É ser feliz a ver o nosso bebé a dormir. É ter uma irmã que é feliz a fazer-nos felizes. É repartir minhocas para todos pescarem. É cuidar. É colo. É ensinarem-nos que os livros não saem de moda. São as gargalhadas do avô quando conta histórias da raposa matreira. É orgulho. É aprendermos todos a andar na mesma bicicleta. É a mensagem a meio da manhã a mandar um beijinho. É ouvirmos “ meu filho” e o coração serenar.

 Uma familia de verdade é bondade, altruismo e amor.

Ensino Médio e Pré-Vestiar (7).png